9 de setembro de 2016

Treine sua equipe e deambule mais.

Olá colegas.

Vocês sabiam que os pacientes Deambulam mais quando estão internados em uma UTI onde a Reabilitação Precoce faz parte da rotina?

Parece óbvio, mas qual a dimensão?

O estudo Patients with respiratory failure increase ambulation after transfer to an intensive care unit where early activity is a priority, publicado na Critical Care Medicine em 2008, buscou investigar isso.

Foram estudados 104 pacientes com mais de 4 dias Ventilação Mecânica. Esses pacientes foram transferidos para uma Unidade onde a Reabilitação e Protocolos de Despertar Diário eram rotinas.

O resultado foi que após 2 dias, o número de pacientes que haviam Deambulado aumentou em Três vezes, isso mesmo, Três vezes. APACHE II baixo e Redução protocolada da Sedação tiveram associação com maior probabilidade de Deambulação.

Também imagino que o fato de a equipe multidisciplinar ser treinada e dedicada, incrementa esse resultado. Mas demonstra o poder da instituição de um processo de avaliação e terapêuticas sistematizadas e protocolares.


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:

Thomsen GE, Snow GL, Rodriguez L, Hopkins RO. Patients with respiratory failure increase ambulation after transfer to an intensive care unit where early activity is a priority. Crit Care Med. 2008 Apr;36(4):1119-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário