26 de dezembro de 2014

Benefícios do uso precoce de CPAP em pacientes hematológicos.

Olá colegas!!!
Por Wesla Neves.

Pacientes que estão em tratamento de desordens hematológicas possuem um risco maior de complicações pulmonares, já que têm a imunidade baixa e estão expostos a microrganismos multirresistentes dentro do hospital. A instalação e evolução da Insuficiência Respiratória é muito rápida, então estar atento a essa instalação torna o processo de tratamento mais eficaz.
O estudo italiano Early CPAP prevents evolution of acute lung injury in patients with hematologic malignancy se propôs a verificar se o uso do CPAP precoce possuía bom desfecho nesse perfil de pacientes.

Foi um Ensaio Clínico Randomizado, sem cegamento, de 40 pacientes (23 Leucemia, 3 Linfoma Não-Hodgkin's, 11 Mieloma Múltiplo e 3 Síndrome Mielodisplásica), 20 no Grupo Controle -Venturi-50% e 20 no Grupo CPAP.
Os critérios de inclusão foram Pacientes da unidades hematológicas do Hospital S. Giovanni

Battista-Molinette Hospital com Contagem de células brancas < 1000/mm3, SpO2 < 90% em Ar Ambiente e f > 25 rpm.
Foram excluídos pacientes já com sinais de infecção ou sepse, NYHA >II, cardiopatias, PAS < 90 mmHg, História de Asma/DPOC, IMC > 40 kg/m2 , pH< 7,3 com PaCO2 > 50 mmHg, Escala de Coma de Glasgow (ECG) < 12 e Expectativa de Vida < 12 meses.
Após a identificação da SpO2 e f dentro da classificação para inclusão, os pacientes foram randomizados e alocados no Grupo Controle (Instalação de Máscara de Venturi - 50% no mínimo 12 horas por dia, por 4 dias) ou Grupo CPAP (CPAP com Gerador de Fluxo e Válvula Spring Load por no mínimo 12 horas por dia, por 4 dias). Se o paciente, durante o uso apresentasse SpO2 < 80%, sinais de desconforto respiratório, pH< 7,3 com PaCO2 >50 mmHg, ou Algum critério médico estabelecido pelo plantonista, o paciente era encaminhado à UTI. Sendo Intubado se Relação PaO2/FiO2 < 85, PAS < 90 mmHg ou uso de agentes inotrópicos para manter PAM >85 mmHg, ECG <9, Acidose Metabólica, agitação ou PCR.
Foram avaliados Admissão na UTI, Necessidade de VM, Evolução para Lesão Pulmonar
Os resultados foram muito interessantes. As características dos pacientes foram semelhantes, portanto, aptos à comparação.
O Grupo CPAP apresentou menor Taxa de Admissão na UTI (4 vs 16 pacientes; P = 0.0002), Redução do Risco Relativo para desenvolvimento de Lesão Pulmonar de 25% e NNT =1,7.
E dos que foram admitidos na UTI, os que pertenceram ao Grupo CPAP tiveram uma Redução de Risco Relativo para IOT de 14% com NNT =1,7. Além disso 17 pacientes do Grupo CPAP foram de alta e apenas 3 do Grupo Controle sobreviveram (P = 0.0004) com Redução de Risco Relativo de 20% para o Grupo CPAP. A incidência de Pneumonia foi de 5 pacientes no Grupo CPAP contra 13 do Grupo Controle (P = 0.025) e de Sepse foi de 2 pacientes vs 13 no Grupo Controle (P = 0.001).
Este estudo é um dos poucos que consegue demonstrar que o uso precoce da VNI pode ser benéfico em alguns casos.






Wesla Neves
Fisioterapeuta da Unidade Crítica Geral do Hospital Sírio-Libanês
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR
Especialização latu sensu em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP.


Até a próxima!

Referência:
1. Squadrone VMassaia MBruno BMarmont FFalda MBagna CBertone SFilippini CSlutsky ASVitolo UBoccadoro MRanieri VM. Early CPAP prevents evolution of acute lung injury in patients with hematologic malignancy. Intensive Care Med.2010;36(10):1666-74.











Nenhum comentário:

Postar um comentário