14 de setembro de 2016

Quais os fatores que estão associados a maior Taxa de Mobilização Precoce?

Implementar um protocolo/diretriz de Mobilização Precoce de pacientes críticos não das tarefas mais fáceis. Algumas vezes, o protocolo/diretriz até existe, mas a adesão nem sempre é frequente.


Mas quais os fatores que aumentam as Taxas de Mobilização?



O estudo ICU Structure Variation and Implications for Early Mobilization Practices: An International Survey, fez um suvey de 150 UTI's da França, 150 na Alemanha, 150 no Reino Unido e 500 nos EUA.



Foi encontrado que a Mobilização não é tão frequente (40% na França, 59% na Alemanha, 52% no Reino Unido e 45% nos EUA) e mesmo a existência de um protocolo/diretriz é abaixo do esperado (24% na França, 30% na Alemanha, 20% no Reino Unido e 30% nos EUA).



Em análise multivariada, foi encontrada associação entre a prática da Mobilização com Visita Multiprofissional (1,77 vezes mais chance de acontecer), Presença de Fisioterapeuta dedicado e treinado para mobilizar (2,48 vezes mais chance de acontecer) e Criação de objetivos diários para saída do leito (2,84 vezes mais chance de acontecer), ou seja, são fatores de cultura organizacional.



Notar que equipamentos específicos para Mobilização não são citados como tendo associação com maior taxa de mobilização.



Um protocolo/diretriz vai ter mais sucesso se ele for abraçado pela equipe (principalmente pela de Fisioterapia) e seus gestores. Fisioterapia bem feita é sinônimo de economia financeira para esse perfil de paciente.



Será que no Brasil a situação é semelhante?


Até a próxima!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa







Fonte: Bakhru RN, McWilliams DJ, Wiebe DJ, Spuhler VJ, Schweickert WD. ICU Structure Variation and Implications for Early Mobilization Practices: An International Survey. Ann Am Thorac Soc. 2016 Jun 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário