22 de julho de 2015

Hipercapnia induzida pela Oxigenoterapia em indivíduos com DPOC - Fatos e Mitos

Por Dra. Wesla Neves

Olá colegas!!!

Quando estudamos sobre Oxigenoterapia em DPOC, sempre somos doutrinados sobre a "Redução do Drive" induzida pelo O2, e como devemos ter cuidado na administração desta terapia.
O raciocínio utilizado é que há uma substituição do disparo respiratório mediado por CO2, pelo mediado por O2, portanto, um aumento da PaO2 levaria a uma queda na Frequência Respiratória e piora na Retenção de CO2.

Mas será que realmente é isso que acontece?

Vamos elencar os Fenômenos relacionados:
1- Hipoventilação - Aubier et al, estudaram os efeito do oxigênio de alto fluxo (15 L/min)n a PaCO2 de pacientes com DPOC GOLD IV, a PaCO2 foi de 8,4 para 11,9 KPa com aumento de 4,9 para 29 KPa na PaO2. Essa mesma metodologia foi refeita e a PaCO2 foi de 6,9 para 7,3 KPa. Além disso, os mesmo autores verificaram Drive Ventilatório através da P 0.1 e encontraram uma queda de 8,3 para 4,9 cmH2O (valor abaixo de 0,5 cmH2O indica estímulo central ineficiente), ou seja não há alteração no Drive induzido pela Oxigenoterapia de alto fluxo.

2- Relação Ventilação/Perfusão - Pacientes com DPOC possuem alteração da Relação V/Q por aumento dos Espaço Morto, como estratégia compensatória, o organismo utiliza o Reflexo de Vasoconstricção Hipóxica, ou seja, priorizando o fluxo sanguíneo para áreas bem ventiladas. Ofertando oxigênio, o terapeuta induz a reversão desse reflexo, aumentando o fluxo sanguíneo em áreas pouco ventiladas, aumentando a área de espaço morto de 77 a 82%.

3- Efeito Haldane -  Esse efeito é responsável por pelo menos 25% do aumento da PaCO2 na administração de O2. Em indivíduos normais, o oxigênio induz um desvio para direita na curva de dissociação  do CO2, esse movimento, promove o aumento na PaCO2, mas esse efeito é minimizado com aumento na Ventilação Minuto. Porém essa estratégia compensatória é reduzida em indivíduos com DPOC grave.
Temos que nos preocupar com a administração segura de oxigênio para esse perfil de paciente, manter a SpO2 entre 88 a 92% e sempre monitorizando os sinais de efeitos deletérios desta terapia. E ter a noção que o Oxigênio promove sim o aumento de PaCO2, mas não por inibição de Drive Ventilatório como amplamente difundido.



Até a próxima!!!


Wesla Neves
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR
Especialista em Fisioterapia em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da Universidade Federal de São Paulo
Fisioterapeuta da Unidade Crítica Geral do Hospital Sírio-Libanês


Referência:
1- Abdo WF, Heunks LMA: Oxygen-induced hypercapnia in COPD: myths and facts. Critical Care 2012, 16:323.



Nenhum comentário:

Postar um comentário