4 de novembro de 2015

Quem sai mais rápido do Leito e do Ventilador Mecânico, Homens ou Mulheres?

Saudações meus caros colegas de Mobilização!!!

Será que o gênero possui alguma influência em desfechos de nosso interesse em pacientes críticos? 
Um estudo brasileiro, realizado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu tentou verificar se realmente há alguma influência do gênero em desfechos como Saída do Leito e Saída da VM.

Foram estudados 105 indivíduos (53 do gênero feminino e 52 do masculino) quanto a Tempo para Saída do Leito, Tempo para Retirada de Sedação, Tempo de VM, Capacidade para realizar exercícios fora do leito, Tempo de UTI e de internação hospitalar e Escore APACHE II.

O resultado foi que o Gênero Feminino ficou 1,9 dias a menos na Ventilação Mecânica (6,7 vs 4,8 dias), 1,6 dias a menos de Sedação (3,6 vs 2,0 dias) e saiu 2,6 dias mais cedo do Leito (5,7 vs 3,1 dias). 

Muito interessante esse resultado...

Mas dando uma olhada na Boa e Velha Tabela 1 (há se eu pudesse chamar a Tabela 1 para tomar um café...), aquela que entrega alguns viéses importantes e que muita gente deixa de olhar, podemos ver que o Gênero Feminino foi mais Estável Clinicamente, com APACHE II médio de 12,3,  contra 23,1 das pessoas do Gênero Masculino, além disso a causa de VM nas mulheres, na sua maioria foi de Pós-Cirúrgico (47% vs 39%), esses dois fatos, por si, já garantiriam um Tempo de VM e para Saída do Leito menores, apesar de a Mortalidade ter sido equivalente nos dois grupos.


Podem haver diferença entre gêneros em outros aspectos, mas não podemos afirmar que haja para Tempo de VM e para Saída do Leito (até o momento).

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referência:
1- Daniel CR, Alessandra de Matos C, Barbosa de Meneses J, et al. Mechanical ventilation and mobilization: comparison between genders. Journal of Physical Therapy Science. 2015;27(4):1067-1070. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário