15 de novembro de 2015

The Early Mobility Bundle - Vamos seguir o exemplo?

Olá colegas!!! 

Já discutimos em algumas postagens os efeitos benéficos da Mobilização Precoce em pacientes na UTI em vários desfechos. Ao realizar uma adequada avaliação e criação de um Plano Terapêutico, podemos realizar uma progressão mais direcionada. Em alguns locais, quando o paciente está de alta da UTI, esse Planejamento é refeito e em alguns casos, se perde um pouco da continuidade.

Em um hospital de Birmingham, foi criado o The Early Mobility Bundle, com intuito de se realizar o Planejamento Terapêutico pelas equipes da UTI e da Enfermaria/Ala de forma conjunta, objetivando a continuidade desse plano. 

O estudo teve duração de 6 meses, com avaliação de 1179 pacientes (678 pacientes expostos ao Bundle e 501 que foram utilizados como Grupo Controle). Os pacientes utilizados como GC, eram pacientes de outro hospital com características semelhantes. Os desfechos foram Pneumonia Hospitalar, Tempo de internação hospitalar, Taxa de quedas, Tempo de atividade diária e Número de Passos/dia.

O Bundle de Mobilização foi composto de prescrição de Deambulação, Necessidade de utilização de Dispositivos auxiliares para Marcha, Cinesioterapia individualizada e Terapia Ocupacional. Ele tinha início na UTI e era dado o seguimento nas Enfermarias/Alas até o momento da alta.

O resultado da implementação foi que a incidência de Pneumonia foi 50% menor no grupo submetido ao Bundle [25 (3,6%) vs 50 (10%) casos p<0.0001], além de o Tempo de Atividade Diária ter sido maior (83 vs 40 minutos/dia p=0.044), bem como o Número de Passos/dia ter sido maior também (1103 vs 388 passos/dia p=0.032).

Como resultados não esperados, a Taxa de Quedas foi maior no Grupo exposto ao Bundle (29% vs 18% p=0.001) e o Tempo de Internação Hospitalar foi semelhante (9 vs 8 dias p=0.356).

Esses resultados mostram o quanto pode ser benéfico, integrar os Fisioterapeutas dos diferentes setores do hospital na concepção de um Planejamento Terapêutico Singular.

Até a próxima!!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:

1- Stolbrink MMcGowan LSaman HNguyen TKnightly RSharpe J et al. The Early Mobility Bundle: a simple enhancement of therapy which may reduce incidence of hospital-acquiredpneumonia and length of hospital stayJ Hosp Infect. 2014 Sep;88(1):34-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário