30 de outubro de 2015

Ascenda o Fósforo para o Desmame.

Olá colegas!!!

O sucesso no desmame e na extubação depende de muitos fatores como Pico de Fluxo de Tosse, Nível de consciência, Endurance e Força muscular, entre outros. 
Dentre os parâmetros que são analisados para a tomada de decisão de extubação, estão os Eletrólitos, mas dentre eles parece que o Fósforo tem um papel importante.
Durante o período que fiz a Residência Multiprofissional na UNIFESP, tinha uma preceptora chamada Priscila Sandri que era muito enfática em relação ao Fósforo e a pulga que ela deixou atrás da minha orelha me perseguiu por anos. E ela tem razão.
Em uma análise retrospectiva realizada na UTI do Hospital Universitário da Hacettepe University em Ankara - Turquia foi constatado que a Hipofosfatemia pode ser um fator de risco para falha no desmame.
Foram avaliados 76 pacientes em ventilação mecânica no período de 2005 a 2010 que haviam falhado no desmame/extubação e compararam com pacientes que haviam tido sucesso no processo. A média de idade foi de 65 anos, o APACHE de 20,9 e o SOFA 4,6. A taxa de falha nesses pacientes foi de 71,1%. O risco de falha quando o paciente tinha hipofosfatemia foi de 88,9%, se não apresentasse hipofosfatemia, o risco era de 65,5% (Risk Ratio: 1.36 p= 0.096).
Na regressão logística foram identificados como fatores de risco para falha no desmame: Presença de doença pulmonar crônica, Alto escore de SOFA na admissão, Uremia no dia do TRE e na extubação e Hipofosfatemia. Para cada 1 mg/dL de incremento no Fósforo, a probabilidade de falha reduz (OR: 0.43).
Em outro estudo, realizado em duas UTI's de Nova Jersey - EUA (School of Health and Medical Sciences of Seton Hall University). Foram avaliados 193 pacientes, destes 66 tiveram sucesso no desmame. Foi encontrado que a Hipofosfatemia constituiu um risco para a falha (Risco Relativo: 1.18 p = 0.01) quando comparados aos pacientes que apresentaram níveis de fósforo normais.

Então colegas, vamos ficar de olho no Fósforo.

Até a próxima!!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa





Referências:
1- Kara AKızılarslanoğlu MCBolayır BOrtaç Ersoy EÖcal SÇakır BTezcan STopeli A
Effect of hypophosphatemia on weaning success from mechanical ventilation.Tuberk Toraks. 2015 Jun;63(2):102-8.

2- Alsumrain MHJawad SAImran NBRiar SDeBari VAAdelman M.  Association of hypophosphatemia with failure-to-wean from mechanical ventilation.Ann Clin Lab Sci. 2010 Spring;40(2):144-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário