16 de novembro de 2014

Recordar é viver: Como era a Fisioterapia na UTI no início de tudo.

Olá colegas! 
O post de hoje é histórico, vai lá em 1979, em uma das primeiras descrições na literatura da presença de Fisioterapia na UTI.
Na minha visão, conhecer toda essa trajetória, nos faz entender melhor o momento atual e as possíveis perspectivas, além de nos mostrar como os que vieram antes de nós, lutaram para que a Fisioterapia atingisse o patamar de hoje.
Para isso, temos que ir até a Suíça, tomar um chocolate quente e curtir uma Estação de Ski. O Fisioterapeuta tinha uma função eminente Respiratória e dentro das suas atribuições estavam a Terapia de Higiene Brônquica para fluidificação e melhora na depuração mucociliar, Prevenção de Aprisionamento Aéreo em pacientes com Enfisema Pulmonar através de Exercícios Respiratórios, Relaxamento da Musculatura Respiratória e Aplicação de agentes mucolíticos em aerossóis.
O campo de atuação descrito era dividido em Profilático e Terapêutico.
A Fisioterapia Profilática era restrita a pacientes confinados no leito, com realização de exercícios passivos, e retirada do leito, mas o objetivo era o de reduzir o risco de complicações pulmonares, e não o impacto funcional.
Já a Fisioterapia Terapêutica realizava os procedimentos em doenças como Asma, Broncopneumonia, DPOC, Bronquiectasia, Abcesso Pulmonar, Atelectasias e Fibrose Pulmonar, ou seja, um papel de Terapeuta Respiratório.
Mas desde aquela época, existia a preocupação com as contra-indicações,  que eram: Infarto Agudo do Miocárdio, Edema Agudo de Pulmão e Tromboembolismo Pulmonar e Venoso Periférico. 
Interessante como as contra-indicações de ontem, se tornaram grandes indicações de hoje, e imagino o trabalho que deve ter sido para estes colegas quebrar esses paradigmas.
Muita coisa parece ter mudado e ainda temos muito para mudar, então que participemos da Construção da Fisioterapia que queremos.
O que os colegas com mais experiência acham?

Até a próxima.

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referência:

1. Aepli R. The role of respiratory physiotherapy in an intensive care unit. Schweiz Med Wochenschr. 1979;109(40):1518-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário