1 de novembro de 2014

A Fisioterapia Hospitalar tem Custo-Efetividade?

Vocês já pararam para pensar se a Fisioterapia tem Custo-Efetividade?

Em muitos colegas, existe a ideia que o Fisioterapeuta é um profissional que não se paga dentro do hospital privado, ou seja, o Hospital tem prejuízo em manter o serviço de Fisioterapia, devido o baixo repasse dos Planos de Saúde para os serviços de Fisioterapia.

Essa é, uma das maiores justificativas para manutenção de uma Política de Baixos Salários, a não concessão de Direitos Trabalhistas e o não investimento em tecnologias que poderia auxiliar o nosso trabalho, o que perpassa por Condições de Trabalho.

Mas será que isso é completamente verdade?

Um estudo recente resolveu avaliar o Custo-Efetividade de instalação de Fisioterapia na UTI. Foi verificado que há uma ECONOMIA de  USD 3.763.000,00 (Três milhões e setecentos e sessenta e três mil dólares) a cada 2000 internações, devido a redução de Tempo de Internação e de Ventilação Mecânica.

Traduzindo um pouco, para uma UTI de 30 leitos com rotatividade média, haveria uma economia de R$ 12.267.000,00 (Doze milhões de reais, cotação de 02/09 - 3,26) a cada 24 meses, ou 6.133.000,00 por ano.

Outra demonstração é o uso de CPAP em Edema Agudo de Pulmão. Além de todos os benefícios clínicos do uso do CPAP, há também uma economia de aproximadamente 3.787,00 Euros para cada paciente (eu disse Euro).

Já a Efetividade do nosso trabalho vem com melhora na Funcionalidade e Qualidade de Vida no pós-alta, fazendo com que o paciente retorne a vida social e laboral mais rapidamente.

Acho que isso já começa a explicar que o Fisioterapeuta se paga e muito dentro do hospital

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sanca Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
Professor da Liga Nacional da FisioIntensiva
LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referências:
1. Lord RK, Mayhew CR, Korupolu R, Mantheiy EC, Friedman MA, Palmer JB, et al. ICU Early Physical Rehabilitation Programs. Crit Care Med. 2013 Mar;41(3):717–24.

2. Dieperink W, Jaarsma T, van der Horst IC, Nieuwland W, Vermeulen KM, Rosman H, et al. Boussignac continuous positive airway pressure for the management of acute cardiogenic pulmonary edema: prospective study with a retrospective control group. BMC Cardiovasc Disord. 2007 Dec 20;7:40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário