9 de março de 2017

Temas de Fisioterapia em Urgência e Emergência: Índice de Respiração Rápida e Superficial e taxa de falha de VNI

Olá colegas.

A Ventilação Não Invasiva é tratamento de primeira linha nas IRpA, principalmente nos pacientes com DPOC e EAP. Porém, a VNI não elimina completamente o risco de intubação orotraqueal e maior mortalidade, fazendo necessário a monitorização adequada para evitar postergação da terapia, aumentando a mortalidade desses pacientes. 

Dentre os marcadores que podemos utilizar para monitorizar o risco de falha é Índice de Respiração Rápida e Superficial, muito utilizado como preditor de sucesso no desmame ventilatório. É um índice muito simples, rápido e fácil de ser utilizado na prática clínica, onde só precisamos da Frequência Respiratória e Volume corrente em litros.

Mas esse é um marcador interessante? 

O estudo The Rapid Shallow Breathing Index as a Predictor of Failure of Noninvasive Ventilation for Patients With Acute Respiratory Failure, publicado na Respiratory Care, teve como objetivo verificar ser o IRRS pode ser útil para predizer falha na VNI em pacientes com IRpA. Foram estudados prospectivamente 101 pacientes que foram divididos em duas categorias: IRRS acima de 105 e IRRS abaixo de 105. A VNI foi ajustada com IPAP de 5-10 cmH2O e EPAP de 5-8 cmH2O. Foi encontrado que os pacientes com IRRS acima de 105, tiveram uma Taxa de IOT 3,7 vezes maior (55% vs 31% , OR 3,7 p < .03), bem como a Mortalidade 4,5 vezes maior (33% vs 8,4% , OR 4,5 p= .03).

Particularmente costumo utilizar o IRRS como diagnóstico funcional durante a VNI e como um dos parâmetros de melhora dos pacientes.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa





Referência:
1- Berg KMLang GRSalciccioli JDBak ECocchi MNGautam SDonnino MWThe rapid shallow breathing index as predictor of failure of noninvasive ventilation for patients with acute respiratory failureRespir Care. 2012 Oct;57(10):1548-54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário