13 de janeiro de 2016

Fisioterapeuta Treinado e Capacitado faz a diferença!

Olá colegas. 
Ser um profissional especializado, além de garantir certa empregabilidade, está associado a oferta de um terapia mais eficiente, bem como dá ao Fisioterapeuta, segurança de agir em caso de adversidades clínicas.
Muitas das intercorrências atendidas por nós, são de origem respiratória, então para um Fisioterapeuta que está inserido no ambiente hospitalar, ser treinado para emergências respiratórias é fundamental.
O estudo Clinical effects of specialist and on-call respiratory physiotherapy treatments in mechanically ventilated children: A randomised crossover trial, publicado recentemente na Physiotherapy, testou se há diferença entre o atendimento de Fisioterapeutas Especialistas em Respiratória e Não Especialistas.
Os desfechos foram Complacência Respiratória e Alterações no quadro clínico (para melhor e para pior). Foram estudados 63 indivíduos que necessitaram de assistência respiratória, que foi realizada por um grupo de 22 Fisioterapeutas, sendo 12 Especialistas.
Foi evidenciado uma melhora na complacência maior com os Especialistas e que os atendimentos realizados pelos Não Especialistas, tiveram menor índice de melhora clínica (43% vs 63% p=0,03) quando comparado com os atendimentos dos Especialistas. Além disso, tiveram 11 eventos de piora do quadro clínico, 8 deles com Não Especialistas. Dentre essas pioras, são descritos um pneumotórax e uma PCR 30 minutos após o atendimento fisioterápico.
Esse resultado demonstra a importância da capacitação de competências e treinamento institucionais para oferecermos uma terapia mais segura e eficaz. Bem como mostra a necessidade de indicadores de qualidade assistencial.
Créditos para o Professor Ângelo Roncalli.
Até a próxima!!!
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa


Referência:
1- Shannon H, Stocks J, Gregson RK, Dunne C, Peters MJ, Main E. Clinical effects of specialist and on-call respiratory physiotherapy treatments in mechanically ventilated children: A randomised crossover trial. Physiotherapy. 2015 Dec;101(4):349-56

Nenhum comentário:

Postar um comentário