7 de janeiro de 2016

Exercício de Sentar-Levantar - Simples e Eficaz

Saudações colegas!!

O primeiro post de 2016 traz uma proposta de Dose e Progressão do Exercício de Sentar-Levantar. Sempre que podemos, somos enfáticos com a importância de se dosar o execício, para que evitemos realizar sub-terapia com os nossos pacientes. Dose e Progressão de terapia, vem sendo um grade debate no nosso meio. O Exercício de Sentar-Levantar é um dos exercícios mais utilizados por nós dentro do hospital, portanto, ter noção de alguma forma de Dose e Progressão é muito bem vinda.

O estudo Feasibility of progressive sit-to-stand training among older hospitalized patients, realizado em Copenhagem-Dinamarca, propôs um protocolo para o Exercício de Sentar-Levantar para pacientes idosos hospitalizados. Os desfechos principais estudados foram Status Cognitivo (Short Orientation Memory test) e Mobilidade (De Morton Mobility Index - DMMI, que possui escore de 0-110, sendo 110 maior Mobilidade). Foram coletados dados no período de internação e feito um follow-up com uma reavaliação feita através de uma visita domiciliar. Foram estudados 23 idosos submetidos ao protocolo hospitalar e 19 após a alta.


O protocolo era feito conforme a Figura 1.


As orientações para realização do exercício eram:

- Intensidade baseada no Borg;
- Pausa de 1-2 segundos entre as fases concêntrica-excêntrica;
- Se fadiga antes de 8 repetições, regredir o Nível;
- Se fadiga ficar entre 8-12 repetições, manter o Nível;
- Se conseguir mais de 12 repetições, subir de Nível;
- Realizar 3 séries de 8-12 repetições com 1 minuto de descanso entre as séries;
- Avaliação inicial no Nível 5;
- Carga dos MMII mínima de 0,5 Kg;
- Carga para tronco mínima de 1 Kg;
- Exercício Unilateral, realizar as 3 séries em cada MI.

Os resultados foram muito interessantes, já que 83% dos idosos estudados conseguiram realizar o protocolo e 60% destes, ficaram acima do Nível 5 (6 no Nível 5, 6 no Nível 6, 1 no Nível 7 e 1 no Nível 8). Não foi evidenciada presença de efeitos adversos como dor ou quedas.

A Mobilidade aumentou de 66 para 70, porém sem significância (p=0.12), foi encontrada uma associação entre Maior Nível do exercício e Maior Mobilidade. Talvez a amostra utilizada, tenha sido determinante para essa ausência de significância.

Um dado interessante, foi que em alguns idosos, o Nível regrediu na avaliação domiciliar (4 no Nível 5, 4 no Nível 6, 1 no Nível 7 e 2 no Nível 8), mas não deixa claro se os mesmos idosos que estavam nesses Níveis estavam em um Nível acima na alta hospitalar. Mas esse dado pode ser uma justificativa para o encaminhamento para um Centro de Reabilitação ou Atendimento Domiciliar.

Na minha visão, este é uma forma muito factível de se avaliar e progredir esse tipo de exercício, claro respeitando as individualidades de cada paciente e que esse exercício deve fazer parte de um programa de Reabilitação.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referência
1- Pedersen MM, Petersen J, Bean JF, et al. Feasibility of progressive sit-to-stand training among older hospitalized patients. Ploughman M, ed. PeerJ. 2015;3:e1500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário