19 de agosto de 2015

Somente a Fisioterapia faz Mobilização Precoce?

Olá colegas!
No Brasil, a Mobilização Precoce é uma conduta Fisioterapêutica, mas lá fora, ainda existe compartilhamento dessa atividade com outros membros da equipe, já que em muitos países, não há presença fixa de Fisioterapeutas na UTI, ou são solicitados ao setor, somente em casos de reabilitação intensiva. 
Em estudo realizado no Massachusetts General Hospital, na UTI Cirúrgica, comparou os Níveis de Atividade dos pacientes submetidos a Mobilização Precoce realizada pela Equipe de Enfermagem ou por Fisioterapeutas. A Mobilização foi definida como Atividades no leito, na Beira do leito, Sedestação em Poltrona e Deambulação. O Nível de atividade foi avaliado por uma Escala de 0 a 4, onde 0 = Não mobilizado por alguma contraindicação; 1 = Mobilização Passiva; 2 = Transferência para poltrona com auxílio de guindaste ou Sedestação na beira do leito; 3 = Ortostatismo na beira do leito ou na poltrona; 4= Deambulação. A mobilização foi realizada diariamente pela Equipe de Enfermagem. Já os Fisioterapeutas, realizavam quando solicitados pela Equipe Médica. Foram realizadas 159 avaliações pela Equipe de Enfermagem e 73 pelos Fisioterapeutas. O resultado demonstrou que o Nível de Atividade avaliada pelos Fisioterapeutas foi Maior (2.3 vs 1.2  P >0001). Além de as Barreiras para a Mobilização listadas serem diferentes. A Equipe de Enfermagem listou Instabilidade Hemodinâmica (26% vs 12%, P = 0,03) e Hemodiálise (12% vs 1%, P = 0,03) como maiores Barreiras, já os Fisioterapeutas indicaram o Déficit Neurológico como maior barreira (18% vs 38%, P = 0,002).
Em outro estudo, na cidade de Ohio, a Mobilização Precoce foi inteiramente realizada pela Equipe de Enfermagem, e o resultado foi um Maior Nível de Mobilização e Menor tempo de internação na uti e hospitalar, bem como menores níveis de ansiedade. Vale ressaltar, que haviam Fisioterapeutas na equipe, mas o papel deles não foi descrito.
Claro que temos que ter uma idéia que talvez, a configuração da equipe seja diferente, mas pelas definições da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT): "Fisioterapeutas prestam serviços para desenvolver, manter e restaurar a capacidade funcional e o movimento humano".  Ou seja, nós que temos conhecimento de Biomecânica, Cinesiologia, Funcionalidade, e de uma dimensão menor (e isso é uma pena) de Fisiologia do Exercício. A nossa terapia, não só visa a Mobilidade, mas também o restabelecimento das funções do sistema Cardiovascular, Respiratório e Neuromuscular, utilizando-se de artefatos que fazem parte do nosso rol de atuação como Eletroestimulação Neuromuscular, Cicloergômetro e outras ferramentas.

Fica a Reflexão.

Até a próxima!!!


Referências:

1- Garzon-Serrano et al. Early Mobilization in Critically Ill Patients: Patients’ Mobilization Level Depends on Health Care Provider’s Profession. American Academy of Physical Medicine and Rehabilitation. 2011;3:307-13.

2- Klein KMulkey MBena JFAlbert NMClinical and psychological effects of early mobilization in patients treated in a neurologic ICU: a comparativestudyCrit Care Med. 2015 Apr;43(4):865-73.

3- Grimandi R, Paupy H, Prot H, Giroux-Metges MA, Giacardi C. Early Mobilization in ICU: About New Strategies in Physiotherapy’s Care[Letter to autor]. Crit Care Med. 2015;43(9):e400.


Nenhum comentário:

Postar um comentário