3 de dezembro de 2014

Trials que vem por aí: Fisioterapia na Exacerbação da DPOC

Olá colegas!
A coluna Trials que vem por aí voltou. O trial de hoje é intitulado de Physiotherapy in Exacerbation Chronic Obstrutive Pulmonary Disease (ClinicalTrials.gov Identifier: NCT01826682) e está sendo conduzido na Universidade de Granada - Espanha sob supervisão da Dra. Marie Carmen Valenza.
A Reabilitação Pulmonar já é uma conduta Fisioterapêutica bem estabelecida na literatura por seu ótimos resultados na melhora de Capacidade Funcional, Qualidade de Vida e Redução de Reinternações hospitalares. 
Porém esses efeitos são bem estudados em fases estáveis da doença, ainda carecendo de resultados com mais robustez na instituição de programas de reabilitação durante a internação hospitalar.
O estudo que teve início em 2013, será uma Ensaio Clínico Randomizado Cego.
Serão avaliados 70 pacientes (35 em cada grupo). O Grupo Controle não realizará Fisioterapia, já o Grupo Intervenção terá duração de 45 minutos por dia e será composto por Exercícios Respiratórios + Uso de Oscilação Oral de Alta Frequência (Shaker) + Cicloergômetro de MMII + Exercício Resistido com Theraband. 
Suas variáveis serão Força de MMSS e MMII, Qualidade de vida (St. George e EuroQoL-5), Função Pulmonar (Espirometria), Monitorização de Atividade diária (medida por pedômetro utilizado durante 12 h por dia), Qualidade do sono (Índice de Qualidade do sono de Pittsburgh) e Níveis de Ansiedade e Depressão (Hospital Anxiety and Depression Scale). Elas serão avaliadas no momento 0 e após 12 meses.

  • Critérios de Inclusão: DPOC exacerbada, Sem contra-indicação para Fisioterapia, Assinar Termo de Consentimento.
  • Critérios de Exclusão: Doença Cardíaca e/ou Neurológica.
Vamos esperar os resultados, já que apesar de já existirem alguns estudos com uso de Reabilitação na fase hospitalar com bons resultados, recentemente foi publicado um estudo Muito bem desenhado e conduzido que demonstrou que a Mortalidade no grupo submetido a Fisioterapia na fase de exacerbação foi Maior dentro de 12 meses.


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta da UTI Geral do Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela - AL
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário