19 de dezembro de 2014

Terapia Assistida por Cães e a Fisioterapia.

Olá colegas, o post de hoje é bem interessante.

Não é novidade que a Terapia Assistida por Animais possui benefícios, principalmente para Idosos e Crianças hospitalizadas. Porém seu uso vem se estendendo a outros perfis de pacientes.  

Um estudo piloto foi conduzido para verificar se a Deambulação Assistida por Cães pode ser uma aliada na terapia de pacientes hospitalizados devido Exacerbações de Insuficiência Cardíaca Crônica.

Foram estudados 69 pacientes que eram encorajados a Deambular com assistência de um terapeuta e posteriormente a Deambular com Assistência de Cães.

Foi contabilizado o Número de passos dado e Índice de recusa na terapia apenas uma vez.

Os resultados foram bem interessantes. O índice de recusa, quando a Deambulação era assistida por cães, foi de 7,2%, contra 28% quando a Deambulação não envolviam os cães.
13 dos 69 pacientes, aceitaram imediatamente a Deambulação com cães, após terem recusado Deambular sem os mesmos.

Além disso o Número de passos aumentou em 120 passos quando a Deambulação foi com os nossos queridos amigos. Sem os cães, o número de passos foi 235 passos em média, ou seja, levar os amiguinhos para passear no hospital, rendeu 355 passos em média.

Nenhum efeito adverso foi descrito no estudo.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:

1. Abate SV, Zucconi MBoxer BA. Impact of canine-assited ambulation on hospitalized chronic heart failure patients ambulation outcomes and satisfaction: a pilot study. J Cardiovasc Nurs. 2011;26(3):224-30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário