17 de novembro de 2016

Temas de Fisioterapia em Urgência e Emergência - Avaliação Motora no Pronto Socorro: Deveríamos fazer?

Olá colegas!!

A redução da Funcionalidade, principalmente a Mobilidade, é uma importante manifestação de severidade de doença e muitas vezes é um dos principais sinais que levam o paciente para o Pronto Socorro. O processo de trabalho do Fisioterapeuta no PS devem também englobar a Avaliação Motora, mas quais são os itens que conseguem predizer Redução de Mobilidade já no momento da admissão no PS?

O estudo Prediction of Mobility Limitations after Hospitalization in Older Medical Patients by
Simple Measures of Physical Performance Obtained at Admission to the Emergency Department, realizou a avaliação de Força de Preensão Palmar (Dinamômetro), Equilíbrio (4-meter Gait Speed), Capacidade de Sentar-Levantar e Capacidade de Deambulação (Cumulated Ambulation
Score) nas primeiras 24 horas, no Pronto Socorro. Os resultados das avaliações foram comparados com a Mobilidade 30 dias após a alta (Morton Mobility Index).

Foram avaliados 369 pacientes com idade média de 77 anos, sendo 62% do gênero feminino. Em análise univariada, foi demonstrado que todas as metodologias tiveram boa associação com Mobilidade, sendo a Capacidade de Sentar-Levantar e Capacidade de Deambulação as mais acuradas. Além disso, alguns fatores foram relacionados com Menor Mobilidade, como Idade, Morar sem parceiro e Presença de um Cuidador.

Esses resultados são muito interessantes e demonstram que devemos instituir a avaliação Cinesiológica-Funcional, de forma precoce, além de trazer informações para utilizar durante a Anamnese desses pacientes.

Até a próxima!!!


Caio Veloso da Costa

Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
Professor da Liga Nacional da FisioIntensiva
LinkedIn: Caio Veloso da Costa





Referência:

1- Bodilsen AC, Klausen HH, Petersen J, et al. Prediction of Mobility Limitations after Hospitalization in Older Medical Patients by Simple Measures of Physical Performance Obtained at Admission to the Emergency Department. Garatachea N, ed. PLoS ONE. 2016;11(5):e0154350. doi:10.1371/journal.pone.0154350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário