31 de agosto de 2016

Time de VNI - devemos comprar essa ideia?

Apesar de ser parte das terapêuticas do Fisioterapeuta, ainda observamos na prática pouco treinamento focado para o uso adequado da Ventilação Não Invasiva.

Mas será que adequado treinamento para VNI traria bons resultados, ou nosso Know How já é o suficiente?

O estudo Impact of a Dedicated Noninvasive Ventilation Team on Intubation and Mortality Rates in Severe COPD Exacerbations, publicado recentemente na Respiratory Care e realizado na Suiça, avaliou a criação de um Time de VNI, a semelhança do Código Azul.

O Time VNI foi composto por profissionais experientes além de receber treinamento específico.


Foi um estudo coorte do tipo "antes x depois", com análise de um período 2 anos no antes e 2 anos de seguimento após a implementação do Time em pacientes com IRpA em pacientes com DPOC. 


Os desfechos foram Taxa de IOT, Mortalidade e Tempo de internação UTI/hospitalar.


A taxa de IOT no período Pré-Time foi de 28,3% e após a implementação do Time-VNI foi de 13,7% (Odds ratio: 0,4, P= .04). A Mortalidade foi de 15.1% vs 4.1%, P = .03, o Tempo de Estadia Hospitalar de 11.5 vs 9.6 d, P = .04 e de UTI de ICU: 3.1 vs 1.9 d, P = .04.


Então parece que a criação de um Time específico para a implementação de VNI é benéfica.


Algum de vocês possui experiência no Brasil com algo semelhante?


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência: 

Vaudan S, Ratano D, Beuret P, Hauptmann J, Contal O, Garin N. Impact of a Dedicated Noninvasive Ventilation Team on Intubation and Mortality Rates in Severe COPD Exacerbations. Respir Care. 2015 Oct;60(10):1404-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário