29 de julho de 2016

Trabalho inspiratório e interface de VNI, o tipo importa?

Olá colegas. 

Quem trabalha em unidades hospitalares e principalmente em unidades de pronto socorro, lida diretamente com o manejo de Insuficiência Respiratória com Ventilação Não-Invasiva.

A escolha do tipo de interface a ser utilizada deveria ser tão importante como o ajuste dos parâmetros mais adequados.

Mas qual o motivo de estar abordando isso? O motivo é que a depender da interface utilizada, para certo perfil de função pulmonar, o Trabalho Respiratório (Wok-of-breathing - WOB) se comporta de forma diferente.

O estudo experimental Work of breathing using different interfaces in spontaneous positive pressure ventilation: helmet, face-mask, and endotracheal tube teve como objetivo comparar o WOB imposto pelas interfaces Máscara Facial, Helmet e a Cânula Orotraqueal, comparando também os níveis de pressão inspiratória utilizados. Foi demonstrado que a interface Máscara Facial induziu menor WOB em modelo pulmonar normal e restritivo, já o Helmet gerou menor WOB em modelo obstrutivo, em modelo misto, nenhuma das interfaces foi superior. Um dado interessante foi que o Helmet aumentou o Disparo retardado, importante causa de assincronia na VNI.

Mas mesmo com a superioridade estatística, o Helmet se torna uma opção viável? Sabemos que poucos centros possuem esse tipo de interface, seria mais um caso de Eficácia sem Efetividade? Talvez sim, mas temos que ter noção que o sucesso da terapia vai além do ajuste dos parâmetros da VNI, a interface importa sim!



Até a próxima!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa





Referência

1- Oda S, Otaki K, Yashima N, Kurota M, Matsushita S, Kumasaka A, Kurihara H, Kawamae K. Work of breathing using different interfaces in spontaneous positive pressure ventilation: helmet, face-mask, and endotracheal tube. J Anesth. 2016 Aug;30(4):653-62. doi: 10.1007/s00540-016-2168-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário