19 de outubro de 2014

Ventilação Não Invasiva no atendimento Pré-Hospitalar

Olá pessoal, o post de hoje vai ser baseado em uma idéia derivada de um devaneio durante um dia dos 10 meses na Sala de Emergência do Hospital São Paulo durante a minha Residência. Lá um dos carros chefes do atendimento fisioterapêutico são os pacientes com EAP e passou pela minha cabeça, se a VNI tinha um resultado tão bom para os pacientes que chegavam, será que se a VNI fosse mais precoce (na ambulância), o resultado seria ainda melhor?
Primeiro me concentrei em verificar se haviam evidências do uso e encontrei alguns estudos, a maioria europeus, já utilizando a VNI nestes pacientes e durante o atendimento pré-hospitalar.
Dentre os estudos, está o de Ducros et al. que comparou VNI Pré-Hospitalar (VNI-PH) com Oxigenoterapia, que é o padrão aqui no Brasil também. O Grupo Controle teve 100 pacientes e o VNI-PH 107, com uso de CPAP com níveis de 7,5 e 10 cmH2O e ambos os Grupos com tratamento Medicamentoso.  O Grupo VNI-PH teve 4 pacientes com necessidade de IOT contra 14 do Grupo Controle.
Outro estudo que traz outro dado interessante, é o de Paisance et al. que comparou aplicação de CPAP nos primeiros 15 minutos vs 30 minutos. O nível de CPAP foi de 7,5 cmH2O. O resultado, foi que o atraso de 15 minutos foi crucial para o aumento na mortalidade no Grupo 30 minutos, além dos mesmos necessitarem de mais cuidados médicos.
Mas apesar dos resultados demonstrarem certo benefício, não podemos esquecer que não há ainda uma Revisão Sistemática com Metanálise para sustentar seu amplo uso.
Após ler os estudos, discuti com alguns colegas, que rapidamente de dividiram entre duas opiniões sobre os resultados promissores.
O primeiro grupo levantou de pronto o fato de "Um novo campo para a Fisioterapia", já imaginaram os milhares de Fisioterapeutas dentro de Ambulâncias do Samu, salários e tudo mais.
O outro grupo falou, isso é um conhecimento útil a Fisioterapia? O que faria um Fisioterapeuta dentro de uma ambulância? Somente VNI?
A conversa foi longe e fiquei pensando comigo: A VNI é Ato Privativo do Fisioterapeuta ou A VNI entra no rol de procedimentos da Fisioterapia? 
Fiquei pensando também em como um Gestor agiria se tivesse conhecimento sobre os resultados desses estudos e resolvesse implementar essa conduta nas ambulâncias. Ele contrataria Fisioterapeutas ou treinaria alguém da Equipe já existente para o uso do artefato?

O que vocês acham?

Espero que gostem e não esqueçam de curtir a fanpage do blog Reflexões sobre Fisioterapia Hospitalar no Facebook.

Até a próxima.

Referências:
1. Ducros L, Logeart D, Vicaut E, Henry P, Plaisance P, Collet JP et al. CPAP for acute cardiogenic pulmonary oedema from out-of-hospital to cardiac intensive care unit: a randomized multicentre study. Intensive Care Med. 2011;37(9):1501-9;

2. Plaisance P, Pirracchio R, Berton C, Vicaut E, Payen D. A randomized study of out-of-hospital continuous positive airway pressur for acute cardiogenic pulmonary oedema: physiological and clinical effects. Eur Heart J. 2007;28(23):2895-901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário