Olá colegas.
O arsenal de Manobras de Higiene Brônquica para pacientes em VM é vasto.
Uma proposta da equipe da UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é aumentar o nível de Pressão de Suporte como adjuvante nessa terapêutica.
O estudo Compressão torácica com incremento da pressão em ventilação com pressão de suporte: efeitos na remoção de secreções, hemodinâmica e mecânica pulmonar em pacientes em ventilação mecânica, publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia em 2014, propôs avaliar o efeito do aumento do nível de Pressão de Suporte em 10 cmH2O do basal durante a manobra de compressão torácica.
O Grupo controle foi submetido apenas a Compressões torácicas.
Foram avaliados 34 pacientes com desfechos parâmetros hemodinâmicos e de mecânica respiratória, assim como a quantidade de secreção aspirada.
Como resultado, os pacientes submetidos ao aumento do nível de PS tiveram maior quantidade de secreção aspirada (1,9 g vs. 2,3 g; p = 0,004), maior aumento da variação na Complacência dinâmica (0,1 ± 4,9 cmH2O vs. 2,8 ± 4,5 cmH2O; p = 0,005) e maior aumento da variação da média do volume corrente expirado (16 ± 69 mL vs. 56 ± 69 mL; p = 0,018).
Já no estudo Hyperinflation using pressure support ventilation improves secretion clearance and respiratory mechanics in ventilated patients with pulmonary infection: a randomised crossover trial, publicado Australian Journal of Physiotherapy, avaliou a Hiperinsuflação com o ventilador mecânico associada ao decúbito lateral vs Decúbito lateral. A manobra foi mantida por 30 minutos.
O grupo submetido à manobra de hiperinsuflação teve 1.3 ml a mais de secreção retirada, bem como teve maior incremento da Complacência (4.7 ml/cmH2O maior).
Mas a dúvida que fica é: Esse incremento pressórico levaria a maior lesão pulmonar devido a maior proporção de Stress-Strain, ou por ser uma manobra momentânea esses efeitos são menos pronunciados?
Já utilizei essa manobra na minha prática e observei bons resultados.
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa
Referências:
1- Naue WS, Junior LAF, Dias AS, Vieira SRR. Compressão torácica com incremento da pressão em ventilação com pressão de suporte: efeitos na remoção de secreções, hemodinâmica e mecânica pulmonar em pacientes em ventilação mecânica. J Bras Pneumol. 2014;40(1):55-60
2- Lemes DA, Zin WA, Guimaraes FS. Hyperinflation using pressure support ventilation improves secretion clearance and respiratory mechanics in ventilated patients with pulmonary infection: a randomised crossover trial. Aust J Physiother. 2009;55(4):249-54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário