20 de abril de 2016

Fisioterapia na "Tracheostomy Team"

Saudações caros colegas!
Em muitos hospitais, o Fisioterapeuta ainda é aliciado a participar do procedimento de Traqueostomia na beira do leito. As justificativas são muitas: "Ah, vocês têm um jeitinho especial de desinsuflar o cuff e puxar o tubo", "Me sinto mais seguro com vocês por perto", "Quem vai desconectar o ventilador senão vocês?".
Isso é uma situação que gera alguns constrangimentos, visto que alguns gestores colocam a participação no procedimento de traqueostomia como sendo obrigatória para o Fisioterapeuta, mesmo havendo um Parecer da Assobrafir que verse sobre a não-obrigatoriedade da nossa participação (Parecer 004/2013).
Conversando com muitos colegas, uma ideia parece ser unânime: Por que não existe um "Fisio da Tráqueo"? Será que daria certo? Existe isso em algum lugar?
O Hospital Credit Valley, em Ontário-Canadá criou um Time de Traqueostomia composto de um Cirurgião, um Terapeuta Respiratório e um Fonoaudiólogo, que tinha como objetivo, além de realizar o procedimento, realizar o manejo, desmame e decanulação da traqueostomia.
Foi realizado um estudo coorte no modelo Pré-Pós. O Time foi implantado em Outubro de 2011, sendo coletados dados de Dois anos antes da implementação para comparação.
A criação do Time foi capaz de reduzir o Tempo para Troca da cânula (ex. por obstrução etc) - 22,9 vs 36,2 dias p= 0,01, ou seja 13 dias a menos; também foi capaz de reduzir o Tempo TQT - Desmame da VM - 11,3 vs 28,8 dias p= 0,03 (17 dias a menos). O Tempo total de traqueostomia foi 4,5 dias maior no período Pós-implementação do Time, porém sem diferença significante (p=0,62), talvez pela utilização de maior critério na tomada de cada decisão. Outros desfechos como queixa na deglutição também apresentaram bons resultados, mas sem diferença estatística.
Mas daí surgem algumas perguntas: Esse Time consegue ser Custo-Efetivo? Vale a pena contratar e manter esses profissionais na nossa realidade?
Conheço colegas que esfaqueariam outros para poder participar desse Time...
O que acham?
Até a próxima!
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa


Referência:
1- Welton C, Morrison M, Catalig M, Chris J, Pataki J. Can an interprofessional tracheostomy team improve weaning to decannulation times? A quality improvement evaluation. Canadian Journal of Respiratory Therapy: CJRT = Revue Canadienne de la Thérapie Respiratoire : RCTR. 2016;52(1):7-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário