25 de abril de 2016

Criação de protocolos de mobilização aumentam a Taxa de deambulação precoce?

Olá colegas.

Muitos estudos já demonstraram a eficácia e efetividade da Mobilização Precoce em pacientes críticos. Mas temos que lembrar que esses resultados são obtidos através de Mobilização Precoce protocolar e sistematizada.

Se tomarmos um indicador de qualidade, Deambulação dentro de 72 horas e a criação de um Protocolo de Mobilização, teremos algum resultado?

No Central DuPage Hospital, Illinois-EUA, foi criado uma sistematização de avaliação e protocolo de mobilização multidisciplinar. Foi elaborado através da sistemática Planejar-Piloto-Avaliar-Implementar.

Foi um estudo coorte pré-pós, onde foram avaliados 193 pacientes internados na UTI e 349 na semi-intensiva no período pré e 426 pacientes na UTI e 358 na semi-intensiva no período pós-implementação. A idade média dos pacientes foi de 67 anos.

No período pré-protocolo, a taxa de deambulação dentro de 72 horas nos pacientes da UTI, foi de 6,2%, já no período pós, houve um incremento para 20,2%. Nos pacientes das unidades semi-intensivas, a taxa cresceu de 15,5% para 71,8%. 

Esses resultados corroboram a necessidade de criação e implementação de protocolos de mobilização sistematizada, bem como acompanhamento de indicadores de qualidade e treinamento constante da equipe para que possamos ofertar de forma mais ampla, uma terapia de qualidade e segura para a maioria dos nossos pacientes.

Até a próxima!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:

1- Drolet, A., DeJuilio, P., Harkless, S., Henricks, S., Kamin, E.,Leddy, E. A., Lloyd, J. M., Waters, C., & Williams, S. (2013). Move to Improve: The Feasibility of Using an Early Mobility Protocol to Increase Ambulation in the Intensive and Intermediate Care Settings. Physical Therapy. 2013; 93(2):197-207.

Nenhum comentário:

Postar um comentário