15 de setembro de 2016

Temas de Fisioterapia em Urgência e Emergência: Ventilação Não Invasiva - O que podemos aprender com a percepção dos pacientes?

Saudações caros colegas.

A Ventilação Não Invasiva (VNI) é largamente utilizado no manejo clínico da DPOC, sendo uma das terapias de maior efetividade, levando a redução do risco de IOT (41%), Tempo de Internação Hospitalar e Mortalidade (52%). 

Sabemos as recomendações, os efeitos e como monitorizar a terapia, mas e a percepção dos pacientes?

O estudo What can we learn from patients to improve their non-invasive ventilation experience? ‘It was unpleasant; if I was offered it again, I would do what I was told’, é um estudo Neozelandês, de caráter Qualitativo, onde foram estudados 15 pacientes com DPOC, que utilizaram VNI e realizadas algumas perguntas relacionadas ao uso da ferramenta. A idade média dos pacientes foi de 69 anos (55-89 anos), com VEF1 médio de 26% do predito (DPOC Grave) e valores gasométricos na admissão (pH:7,28; PaO2: 73 mmHg e PaCO2: 53 mmHg). A análise foi baseada na Metodologia de Análise de discurso do sujeito.

Tema 1: Desconforto
"era horroroso ! Eu me senti um pouco como o homem da máscara de ferro" , "Isso foi terrível , eu arranquei fora! Senti que tinha sido sufocada ..."

Tema 2: Coleta da Gasometria
"Teve muito de testes de gases sanguíneos, depende de quem faz. Algumas pessoas fazem bem, e outras pessoas fazem doer como o inferno" 

Tema 3: Fluxo
"Dessa vez não foi tão ruim, já que eles iniciaram com fluxo baixo e foram aumentando"

Tema 4: Sincronia Paciente - VNI
"Você tem que se ajustar a ele. Você quer tomar um fôlego, mas a máquina decide que é outra vez que você quiser tomar um fôlego. É um pouco difícil às vezes"

Tema 5: Adaptação
"Não é agradável, mas está tudo bem , eu entendo algumas pessoas entram em pânico sob ela, eu não achei que um problema", "Ele estava respirando para mim e fazendo o trabalho que tinha de fazer, e os desconfortos você tem que aturar porque é do seu interesse"

Tema 5: Relação com a Equipe
"Eu senti remorso do modo como agi, pois acho abusei, mas ela ainda continuou segurando minha mão", "e eu admito que estava envergonhado de mim mesmo , porque eu estava abusando da equipe"

Esses respostas nos mostram como é importante os ajustar os parâmetros de forma adequada, para promover uma melhor experiência, já que muitas vezes, são fatores como Adaptação que estão relacionados a Falha da VNI. O que encontramos, muitas vezes no cotidiano, são ajustes padronizados (IPAP: 14 cmH2O e EPAP: 8 cmH2O) e frequentemente, o Fisioterapeuta não faz os ajustes finos buscando a sincronia. Claro, que em muitos centros do Brasil, a infraestrutura é muito precária, e um CPAP por gerador de fluxo é a VNI mais tecnológica disponível, mas essa realidade está mudando, pouco, mas está.

Quem nunca escutou ou escuta todos os dias essas respostas?

Até a próxima!!!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:
1- Beckert LWiseman RPitama SLanders A. What can we learn from patients to improve their non-invasive ventilation experience? 'It was unpleasant; if I was offered it again, I would do what I was told'. BMJ Support Palliat Care. 2016 Aug 31. pii: bmjspcare-2016-001151. doi: 10.1136/bmjspcare-2016-001151.




Nenhum comentário:

Postar um comentário