Olá colegas.
A Ventilação Não Invasiva é tratamento de primeira linha nas IRpA, principalmente nos pacientes com DPOC e EAP. Porém, a VNI não elimina completamente o risco de intubação orotraqueal e maior mortalidade, fazendo necessário a monitorização adequada para evitar postergação da terapia, aumentando a mortalidade desses pacientes.
Dentre os marcadores que podemos utilizar para monitorizar o risco de falha é Índice de Respiração Rápida e Superficial, muito utilizado como preditor de sucesso no desmame ventilatório. É um índice muito simples, rápido e fácil de ser utilizado na prática clínica, onde só precisamos da Frequência Respiratória e Volume corrente em litros.
Mas esse é um marcador interessante?
O estudo The Rapid Shallow Breathing Index as a Predictor of Failure of Noninvasive Ventilation for Patients With Acute Respiratory Failure, publicado na Respiratory Care, teve como objetivo verificar ser o IRRS pode ser útil para predizer falha na VNI em pacientes com IRpA. Foram estudados prospectivamente 101 pacientes que foram divididos em duas categorias: IRRS acima de 105 e IRRS abaixo de 105. A VNI foi ajustada com IPAP de 5-10 cmH2O e EPAP de 5-8 cmH2O. Foi encontrado que os pacientes com IRRS acima de 105, tiveram uma Taxa de IOT 3,7 vezes maior (55% vs 31% , OR 3,7 p < .03), bem como a Mortalidade 4,5 vezes maior (33% vs 8,4% , OR 4,5 p= .03).
Particularmente costumo utilizar o IRRS como diagnóstico funcional durante a VNI e como um dos parâmetros de melhora dos pacientes.
Até a próxima!!!
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa
Referência:
1- Berg KM, Lang GR, Salciccioli JD, Bak E, Cocchi MN, Gautam S, Donnino MW. The rapid shallow breathing index as predictor of failure of noninvasive ventilation for patients with acute respiratory failure. Respir Care. 2012 Oct;57(10):1548-54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário