Olá colegas, o post de hoje é bem interessante.
Não é novidade que a Terapia Assistida por Animais possui benefícios, principalmente para Idosos e Crianças hospitalizadas. Porém seu uso vem se estendendo a outros perfis de pacientes.
Um estudo piloto foi conduzido para verificar se a Deambulação Assistida por Cães pode ser uma aliada na terapia de pacientes hospitalizados devido Exacerbações de Insuficiência Cardíaca Crônica.
Foram estudados 69 pacientes que eram encorajados a Deambular com assistência de um terapeuta e posteriormente a Deambular com Assistência de Cães.
Foi contabilizado o Número de passos dado e Índice de recusa na terapia apenas uma vez.
Foi contabilizado o Número de passos dado e Índice de recusa na terapia apenas uma vez.
Os resultados foram bem interessantes. O índice de recusa, quando a Deambulação era assistida por cães, foi de 7,2%, contra 28% quando a Deambulação não envolviam os cães.
13 dos 69 pacientes, aceitaram imediatamente a Deambulação com cães, após terem recusado Deambular sem os mesmos.
Além disso o Número de passos aumentou em 120 passos quando a Deambulação foi com os nossos queridos amigos. Sem os cães, o número de passos foi 235 passos em média, ou seja, levar os amiguinhos para passear no hospital, rendeu 355 passos em média.
Nenhum efeito adverso foi descrito no estudo.
Até a próxima!!!
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa
Referência:
1. Abate SV, Zucconi MBoxer BA. Impact of canine-assited ambulation on hospitalized chronic heart failure patients ambulation outcomes and satisfaction: a pilot study. J Cardiovasc Nurs. 2011;26(3):224-30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário