24 de julho de 2017

Estimar a pressão do cuff com seringa possui acurácia?

Olá colegas, no post Estimar a pressão de cuff pela palpação possui acurácia? discutimos estudos que demonstraram que a palpação não deve ser utilizada como medida para estimar uma pressão de cuff do tubo orotraqueal adequada.

Além da palpação, ainda é muito utilizado o método da seringa ou Técnica de Alívio. Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação. Quando o êmbolo da seringa para de se deslocar, acredita-se que a pressão da parede traqueal se iguale à do cuff, permanecendo em níveis seguros.

Mas essa técnica é segura ou possui acurácia na estimativa da pressão do cuff?

O estudo brasileiro Ineficácia da técnica de alívio de pressão por meio de válvula em insuflar o cuff responde bem essa pergunta.

O estudo foi dividido em duas fases. Na Fase 1, um TOT foi introduzido em um modelo de traquéia e o cuff foi insuflado por seringas de 10mL e 20mL utilizando a Técnica de Alívio, após o pausa do êmbolo, a pressão de cuff foi medida com um Cuffômetro. Na Fase 2, a mesma técnica foi realizada em 20 pacientes em ventilação mecânica, utilizando seringas de 5mL, 10mL e 20mL.

Ficou demonstrado que as pressões de cuff estavam acima do recomendado em todas as situações. Com a seringa de 5 mL a pressão média encontrada foi de 105 cmH2O, com a de 10mL a pressão média encontrada foi 69 cmH2O e com a seringa de 20mL, 45 cmH2O, valores bem acima do recomendado.

Portanto, além de não medir a pressão do cuff com a palpação, também não devemos medir utilizando seringas.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referência:
1Annoni R, Pires-Neto RC. Ineffectiveness of using the pressure relief valve technique during cuff inflation. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. 2014;26(4):367-372. doi:10.5935/0103-507X.20140056.



Nenhum comentário:

Postar um comentário