19 de outubro de 2016

Como prescrever minha terapia - ICU Mobilty Scale

Olá colegas!

Na postagem Como prescrever a minha terapia? Physical Function ICU Test. comentamos sobre a utilização da Physical Function ICU Test como ferramenta para classificação de funcionalidade e uma proposta terapêutica, baseada na classificação da PFIT. 

Outra ferramenta para avaliação de funcionalidade de pacientes críticos é ICU Mobility Scale (IMS), e o estudo A Binational Multicenter Pilot Feasibility Randomized Controlled Trial of Early Goal-Directed Mobilization in the ICU foi um estudo realizado na Austrália e na Nova Zelândia. O objetivo do ensaio clínico randomizado foi determinar se uma terapia guiada pela instrumento IMS aumenta as taxas de mobilidade em pacientes da UTI.



A IMS é uma escala com pontuação de 0-10, onde 10 significa maior Funcionalidade (Imagem 1)













Os desfechos avaliados foram Funcionalidade pela IMS, Força Muscular (MRC), Tempo de Ventilação Mecânica, UTI e Internação Hospitalar, bem como foi feito um follow-up de 6 meses após a alta hospitalar, sendo avaliada Qualidade de Vida, Independência Funcional para AVD's, Níveis de Ansiedade e Depressão.

50 pacientes completaram o estudo (21 no Grupo IMS e 29 no Grupo Controle). 

O Grupo IMS teve a prescrição baseada na escala (Imagem 2), e tinha tempo de terapia mínimo (Duração), sempre utilizando o maior nível funcional do paciente. A intensão era progredir a terapia de acordo com a melhora na Funcionalidade, com objetivo de se ofertar até 60 minutos de terapia.





Já o Grupo Controle, recebeu intervenção usual, sem um objetivo e tempo de terapia pré-definidos. 

O planejamento terapêutico de ambos os grupos era o de promover atividades como Mobilidade no Leito, Sedestação, Ortostatismo e Deambulação. A terapia não era iniciada ou interrompida se o paciente apresentasse Instabilidade Cardiovascular (FC > 150 bpm, Lactato > 4 mmol, Uso de Drogas Vasoativas > 0,2 μg/kg/min onde a dose foi aumentada nas últimas 6h) ou Instabilidade Respiratória (FiO2 > 60%, PEEP > 15 cmH2O, Posição Prona, Uso de Óxido Nítrico ou Ventilação de Alta Frequência).

Os resultados foram muito interessantes, já que a terapia guiada trouxe melhores resultados nos desfechos. A Funcionalidade média na alta do Grupo IMS foi de 7,5 vs 5,6 do Grupo Controle ( p = 0.01), o Tempo Médio de Terapia no IMS foi de 20 minutos diários, já no GC, o tempo foi de 7 minutos/dia (p = 0.002). Em relação as atividades, 90% dos pacientes do IMS ficaram de pé e 66% deambularam dentro de 7 dias vs 62% e 38% do GC (p= 0.02 e 0,05 respectivamente). Os outros desfechos como Tempo de VM, UTI, Internação Hospitalar e Força Muscular, bem como os desfechos pós-alta, não tiveram diferença significativa. A agitação foi citada como o evento adverso encontrado (1 paciente no IMS e 2 no GC). 

Interessante ressaltar que o Grupo IMS tinha indivíduos mais velhos (64 vs 53 anos p=0,003) e o APACHE II era maior (19,8 vs 15,9 mas sem diferença significativa p= 0,07). Além disso, o Nível de Sedação (Escala RASS) reportado era semelhante em ambos os grupos.

Esse estudo é importantíssimo, pois toca em temas interessantes como Dose Terapêutica e Diagnóstico Cinesiológico-Funcional em pacientes críticos, também podemos analisar a utilidade desse tipo de instrumento como Indicador de Qualidade, tanto assistencial, como de desempenho dos Serviços de Fisioterapia.

Devemos nos apropriar dos nossos próprios desfechos.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO

Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referências:

1- Hodgson CNeedham DHaines KBailey MWard AHarrold M, et alFeasibility and inter-rater reliability of the ICU Mobility Scale.Heart Lung. 2014 Jan-Feb;43(1):19-24.

2-  Hodgson CL, Bailey M, Bellomo R, et al. A Binational Multicenter Pilot Feasibility Randomized Controlled Trial of Early Goal-Directed Mobilization in the ICU. Crit Care Med 2016;44:1145-52. 10.1097/CCM.0000000000001643





Um comentário: