Em alguns dos textos que escrevo, tenho visto respostas como esta de forma comum: "Sinceramente , a prática as vezes difere um pouco da teoria" ou "Você está se baseando em referências (artigos científicos) e não na realidade".
Após algum tempo me questionei, Artigo científico é apenas teoria? A prática/expertise é soberana?
Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia a dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação ou uma realidade distante da nossa.
As artigos em saúde são publicações, baseadas no método científico, de uma realidade controlada, com intuito de se responder a uma resposta clínica. Os estudos devem controlar o ambiente, pois assim pode-se minimizar os vieses e chegar a conclusões que se assemelham da realidade.
A Prática Baseada em Evidências possui três pilares: A melhor evidência disponível + Experiência do clínico + Preferência do paciente, então, de certa forma, utilizar o raciocínio de que artigo científico é somente teoria, é equivocado. Claro que na análise da melhor evidência, temos que levar em consideração a Validade Externa dos resultados, bem como o perfil específico, análise de subgrupos e Tamanho do efeito da terapia. Mas utilizar o subterfúgio de não realizar PBE pois é teoria, me soa meio incoerente para o profissional clínico.
Mas, e quando o raciocínio vem nesse formato: "Na realidade, a tal da Prática Baseada em Evidência é uma falha!!! Quem atua diariamente atendendo, sabe que PBE NÃO FUNCIONA!!!!". Mas quando as evidências confirmam a crença, a PBE é aplaudida de pé. Usar a evidência só quando convém também se torna incoerente
Na minha opinião, o profissional clínico que pauta suas ações na PBE, além de segurança para o paciente, traz custo-efetividade em seu serviço.
Até a próxima!!!
Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário