A intensão é estar atento em estudos ainda em andamento, e que estão registrados no ClinicalTrials.gov, para que possamos ter noção do que está sendo produzido de conhecimento e que seja do nosso interesse.
O estudo de hoje tem o codinome EARTH-ICU (ClinicalTrials.gov Identifier: NCT01787045), que tem como objetivo verificar as alterações metabólicas musculares em pacientes com Sepse/Choque Séptico/Disfunção Múltipla de Órgãos, submetidos a um protocolo de Mobilização Precoce.
A base do estudo é a Cliniques universitaires Saint-Luc - Université Catholique de Louvain, sob coordenação do Professor Pierre-François Laterre na Bélgica.
Será feito um Ensaio Clínico Randomizado Cego.
- Critérios de Inclusão: 18 - 85 anos, Hemodinamicamente Estáveis, Admitidos na UTI devido Sepse/Choque Séptico/Disfunção Múltipla de Órgãos e que tenham expectativa de ficar na UTI pelo menos 7 dias.
- Critérios de Exclusão: Instabilidade hemodinâmica mesmo com uso de Vasopressores, Doenças Neurológicas prévias e Pacientes Moribundos (imagino que seja com morte eminente).
- O Grupo Experimental realizará Cicloergômetro na beira do leito ou na cadeira por 30 minutos duas vezes ao dia até a alta da UTI.
- O Grupo Controle fará Mobilização Passiva (Terapia de Rotina) durante 20 minutos duas vezes ao dia até a alta da UTI.
O estudo é interessante, devido a dúvida que ainda existe em relação aos efeitos deletério, ou não, da Mobilização em pacientes com estado hipermetabólico.
Vamos esperar os resultados.
Espero que tenho gostado e não se esqueçam de curtir a fanpage do blog Reflexões sobre Fisioterapia Hospitalar no Facebook.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário