29 de julho de 2015

Deambulação em pacientes com TVP. O que você está esperando?

Olá colegas!!!

Assim como a plaquetopenia, a Trombose Venosa Profunda (TVP) continua gerando muitas dúvidas para os colegas Fisioterapeutas. Mas seria a TVP uma contra-indicação de Deambulação ou Mobilização Precoce?

A primeira coisa que temos que analisar é que as Metanálises sobre o assunto, utilizaram algum protocolo de anticoagulação, então para todos os efeitos, não considerar Deambulação para pacientes com TVP e sem anticoagulação.

A TVP é a presença de "coágulos" na circulação venosa profunda, e sua principal complicação é o Embolismo Pulmonar (EP), que é uma condição clínica potencialmente perigosa. É uma complicação encontrada em pós-operatórios e relacionada ao imobilismo.

Ainda encontramos profissionais que torcem o nariz quando vamos mobilizar um paciente e este possui diagnóstico de TVP. Mas esse excesso de zelo tem fundamento?

A Revisão Sistemática com Metanálise Bed Rest versus Early Ambulation with Standard Anticoagulation in The Management of Deep Vein Thrombosis: A Meta-Analysis avaliou 13 ensaios clínicos randomizados com um total de 3269 pacientes, comparando Repouso vs Deambulação. O resultado foi que a Deambulação NÃO teve associação com EP, piora no quadro de TVP ou Morte relacionada a EP. Além disso, os pacientes que deambularam, apresentaram menos Dor no membro afetado. 

Em outra revisão A meta-analysis of bed rest versus early ambulation in the management of pulmonary embolism, deep vein thrombosis, or both foram avaliados 5 estudos com um total de 3048 sujeitos, analisando os mesmos desfechos. O resultado não foi diferente, Deambulação NÃO tem associação com o aparecimento de EP, novos eventos de TVP e Morte decorrente de EP.

Devemos sempre considerar a Saída do Leito como uma das nossas prioridades, seja na UTI ou fora dela. A nova geração de medicamentos anticoagulantes, bem como a ampla utilização de meias compressivas, tornam a nossa terapia ainda mais segura e eficaz.

Até a próxima!!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP

LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referências:
1- Liu Z, Tao X, Chen Y, Fan Z, Li Y. Bed Rest versus Early Ambulation with Standard Anticoagulation in The Management of Deep Vein Thrombosis: A Meta-Analysis. Andò G, ed. PLoS ONE. 2015;10(4):e0121388. doi:10.1371/journal.pone.0121388.
2- Aissaoui N, Martins E, Mouly S, Weber S, Meune C. A meta-analysis of bed rest versus early ambulation in the management of pulmonary embolism, deep vein thrombosis, or both. International Journal of Cardiology. 2009;137(1):37–41.
3- Anderson CM, Overend TJ, Godwin J, Sealy C, Sunderji A. Ambulation after Deep Vein Thrombosis:A Systematic Review. Physiotherapy Canada.2009; 61(3):133-140










Nenhum comentário:

Postar um comentário